É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
Art. 227 da Constituição Federal Brasileira
Na citação acima, do Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA, fica claro que é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar o mínimo para a formação do indivíduo considerando entre as condições a "...educação, lazer, à cultura... além de colocá-los a salvo...da discriminação, exploração e violência...". Com a nova geração e o uso, muitas vezes, exagerado da tecnologia, podemos e devemos contar com essas normas também na Internet?
Vou deixar no ar essa questão para que possamos refletir e tornar um hábito educar em todos os lugares, fazendo a nossa parte independente do lugar que ocupamos na sociedade.
Vou deixar no ar essa questão para que possamos refletir e tornar um hábito educar em todos os lugares, fazendo a nossa parte independente do lugar que ocupamos na sociedade.
E por falar em segurança...
Mesmo em sites seguros, de conteúdo educativo, pode haver "falha" na segurança. Sites voltados para crianças com redes que possibilitam a interação entre os internautas, por exemplo, precisam de moderação e de um bom sistema de cadastro. "Um dos maiores perigos da internet é a pedofilia. Em comunidades e sites de relacionamento, as crianças correm risco de se relacionar com pessoas mal intencionadas", alerta a educadora Luciana Allan, diretora técnica do Instituto Crescer para a Cidadania. A GVT lançou em 2008 a campanha nacional pelo “Uso Responsável da Internet” que tem o apoio de várias instituições e celebridades. Atualmente as atividades envolvem diversas ações sociais entre elas está o site, http://www.internetresponsavel.com.br/ que disponibiliza conteúdo educativo selecionado e direcionado.
Em destaque está o Game do Edu, um jogo divertido que ensina e aguça o gosto responsável da internet, vale a pena conferir.
Até a próxima,
Professora Vanessa Rodrigues.
Nenhum comentário:
Postar um comentário